Veneza, um parque temático de origem?

É uma provocação e uma provocação que eu tenho me submetido desde a viagem.

Que conceitos possuem lugares ou parques temáticos? Tem um enredo próprio e esta alheio a realidade? Proporciona uma experiência relevante de conhecimento e reconhecimento? Um espaço roteirizado com uma fantasia da realidade? Tempos paralelos (passado e presnte ou muitos passados) com diversos espaços cenográficos….

Sempre escuto das pessoas que Veneza é um mundo a parte, uma cidade sem paralelo no mundo. De certa forma poderíamos dizer que ela tem muitas características que a fazem um tema muito particular.

Seria este abaixo o grande portal de entrada da cidade? Grandioso, com uma catedral dourada com relíquias de São Marcos e leões a recepcionar?

entrada-piazza-san-marco

outra-vista-entrada

catedral-san-marcos

leao-e-relogio

A cidade guarda no imaginário uma imagem histórica que nem todos conhecem, mas que de tanto que todo mundo fala e certificado pelos prédios super velhos caindo aos pedaços, ganha todo ar de autenticidade. Os turistas que eu entrevistei por ali estavam todos muito encantados por estar em um lugar de história milenar, diziam uns coreanos que viviam nos EUA. Mas uma dupla de paquistaneses lembrou bem: falta uma bem-vinda. Não há nenhum ponto de informação turística e nenhum dica de como explorar os principais pontos da cidade.

Os gondoleiros, embaixadores de Veneza, estão todos uniformizados, por toda a cidade. (muito bem por sinal ; -)

gondoleiros1

e há rotas para explorar a ilha . Rotas que passam fundamentalmente pelos caminhos dos souvenirs e te levam para os principais pontos de localização como Ponte Rialto, Praça São Marcos.

rota-souvenir

marcaras

Há quem acredite que há uma intenção em manter edíficios neste estado, eu não. Acho total obra do acaso e descaso do governo.

detalhe-san-marcos1

Mas o fato é que o que se chama de “estética da decadência” cola bem com a imagem de patrimônio histórico da humanidade, mas isso vale para quase todas as cidades italianas também, não?

biennale

canal

canal21

Outro tema, fora as águas, gôndolas e  carnaval que estão presentes no imaginário dos turistas é a vida boêmia da cidade. Muitos artistas de renome já tiveram sua temporada ali e Veneza sempre foi  palco de muitas festas. Isto é mantido em parte hoje pela oferta de óperas e outros eventos que a cidade oferece. Há antigas igrejas convertidas em espaço de apresentação de música (neste caso homangens a Vivaldi, nascido ali) e diversos teatros espalhados pela cidade. Além de figuras como Peggy Guggenheim que falamos aqui.

apresentcao-de-musica

teatro

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Uncategorized

4 Respostas para “Veneza, um parque temático de origem?

  1. Nossa, Iris, quantas imagens e ideias inspiradoras você está conseguindo juntar aqui!
    Seu blog está uma delícia de acompanhar.
    Um beijão,

  2. aroundtheworld

    Ola Iris, tudo bem?
    Sou moderador do site http://www.aroundtheworld.com.br e achei algumas de suas materias muito bem escritas, alem de boas fotos tambem.
    Gostaria de poder subir elas no meu site tbm, claro todas com o link para o seu blog e os devidos creditos na materia.
    Fico no aguardo, parabens pelas materias
    abs, Leo

    • irisjonck

      Oi Léo! Ok para reproduzir os posts e fotos com creditos e link. Acho super legal. Eu adoro fotografia e quase todas as fotos do blog são minhas. Quando não são, tem a identificação da origem. Se precisar de mais alguma ou de algum informação extra me fala. Seu blog tem umas fotos muito bacanas também, aliás de algo que estou sentindo muita falta: o verão e as praias do Brasil. abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s