O efeito Guggenheim

Falando em Guggenheim, uma nova filial do museu está para ser inaugurada em Abu Dhabi, Emirados Arabes, na linha dos grandes empreendimentos modernos de Dubai. 

guggenheim-abu-dhabi

Foi desenhado pelo mesmo arquiteto, Frank Gehry, responsável pela filial do museu em Bilbao, Espanha. Seu design arrojado e todo o impacto que teve em seu entorno potencializaram a imagem moderna que Bilbao queria, como era objetivo da prefeitura local, deixando para trás por fim a velha visão de cidade industrial. O fenômeno Guggenheim em Bilbao é frequente tema de debates (matéria sobre a transformação da cidade – BBC) e há também um livro que discorre sobre toda a transfomação do entorno urbano:  El Efecto Guggenheim. Del espacio basura al ornamento. Como um projeto arquitetônico de um museu pode, agregado com outras iniciativas, mudar tanto a imagem que a cidade tinha para o mundo como também para os próprios cidadãos.

gmb_bilbao_690x235

Esta estratégia colocou Bilbao na lista de cidades de turismo (é um dos museus mais visitados da Espanha, com números anuais de visitantes na casa de 1 milhão), mas também gerou diversas críticas e polêmicas posteriores dirigidas principalmente ao museu, acusado de promover mais sua imagem externa que interna (obras de arte).

O primeiro Guggenheim foi fundado em Nova York, mas há filiais em Bilbao e Veneza, como já falamos, Berlin e agora Abu Dabhi.

SRGM_ph006

Guggenheim Nova York- edifício de Frank Lloyd Wright, projeto de 1943, primeira sede própria para abrigar e expor as obras de Solomon R. Guggenheim

Anúncios

1 comentário

Arquivado em arquitetura, arte, entretenimento, espaços urbanos, inovação, marca

Uma resposta para “O efeito Guggenheim

  1. Pingback: Serpentine Gallery, arquitetura e Jeff Koons « procurando bob

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s