Carsharing – consumo sustentável

Solução para as restrições de circulação de carros em grandes centros urbanos na Europa e quiçá uma proposta de consumo consciente para o futuro, o carsharing é um modelo atrativo de serviço “comunitário” de carros. Inspirado nos grupos criados na Suíça e Alemanha nos anos 80 que compravam carros em conjunto para repartir os custos, o serviço foi lançado em Barcelona por iniciativa da prefeitura da cidade em 2007.

Funciona quase como o sistema de transporte público de bicicletas. Para ser “sócio” você paga uma anuidade. Para ter acesso aos carros, que estão disponíveis em vários tamanhos, você faz uma reserva via telefone ou web, retira o carro em um dos pontos disponíveis e paga ao final do mês as tarifas referentes ao período que utilizou o veículo. A tarifa é cobrada por hora de utilização do carro acrescido de um custo por quilometragem. Frente às tarifas de impostos + estacionamento +seguro +manutenção anual de uma carro, o serviço pode ser bem vantajoso. Para uma pessoa que usa de 2500 a 7500 quilômetros por ano, pelos cálculos do Avancar a economia chega a 57% em relação aos gastos anuais com um carro próprio. Assim o usuário pode usar o transporte público normalmente, metro, ônibus, bicicleta, pois funciona muito bem e acionar o carro quando precise fazer algo mais esporádico.

Em Barcelona, o Avancar está disponível em 39 pontos da cidade sendo que sempre se retira e devolve o carro em um estacionamento que já está incluso no preço do serviço. Além disso, se oferece um bilhete de transporte urbano mensal com descontos para os membros do clube.

Segundo dados da Wikipédia, mais de 600 cidades no mundo já possuem este serviço.  Mas diferentemente de cidades mais desenvolvidas, infelizmente é  difícil imaginar que  ofereceia todas estas vantgens em uma cidade como São Paulo que tem um sistema de transporte público tão atrasado, que não oferece nenhum convite ao uso.  Fica a idéia e a reflexão sobre consumo cosciente e um uso mais sustentável de produtos.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em espaços urbanos, inovação, sustentabilidade

Uma resposta para “Carsharing – consumo sustentável

  1. Pingback: Locação de carros como bicicletas « procurando bob

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s